Panafricanismo

Panafricanismo

Pan- africanismo:

O pan-africanismo começou como um projeto político que clamava pela solidariedade e potencial união de todos os africanos em uma única federação africana à qual aqueles na diáspora africana poderiam retornar. Mais importante do que seus projetos políticos, no entanto, foram as realizações culturais do movimento, já que o pan-africanismo encorajou e inspirou um conjunto de literatura compartilhada, projetos artísticos e escritos históricos sobre os negros africanos em uma esfera intelectual verdadeiramente transnacional. Inicialmente, o pan-africanismo era um movimento heterogêneo liderado por intelectuais de ascendência africana na América do Norte e no Caribe, que se consideravam membros de uma única raça “negra”. Seu foco na identidade racial dos africanos refletia a predominante divisão eurocêntrica da humanidade no final do século XIX em grupos raciais, civilizacionais e continentais distintos. Mas ao escolher a raça como a identidade primária, os primeiros pan-africanistas excluíram as populações norte-africanas de língua árabe, de pele mais clara, que eram em sua maioria muçulmanas, de sua visão de unidade.
As primeiras noções de uma visão Pan-Africana de unidade foram desenvolvidas por uma ampla gama de intelectuais afro-americanos, como Martin R. Delany (1812-1885), Alexander Crummell (1822-98) e Edward Blyden (1832-1912). , que todos moldaram as idéias mais sistemáticas de identidade e unidade africanas nos escritos de WEB Du Bois.
Pan-Africanism started as a political project calling for the solidarity and potential union of all Africans into a single African federation to which those in the African diaspora could return. More important than its political projects, however, were the movement’s cultural achievements, as Pan-Africanism has encouraged and inspired a body of shared literature, artistic projects and historical writings about the African black people in a truly transnational intellectual sphere. Initially, Pan-Africanism was a heterogeneous movement led by intellectuals of African descent in North America and the Caribbean, who thought of themselves as members of a single ‘Negro’ race. Their focus on the race identity of the Africans reflected the predominant late-19th-century Eurocentric division of humanity into distinct racial, civilizational and continental groups. But by picking race as the primary identity, early Pan-Africanists excluded the lighter skinned, Arabic-speaking North African populations, who were mostly Muslim, from their vision of unity.
The earliest notions of a Pan-African vision of unity were developed by a wide range of African-American intelectuals, such as Martin R. Delany (1812-85), Alexander Crummell (1822-98) and Edward Blyden (1832- 1912), who all shaped the more systematic ideas of African identity and unity in the writings of W. E. B. Du Bois.

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